fazer bonito

Ontem senti a saudade de escrever as ventanias que me passam pela cabeça. Um arremesso de comiseração própria infectou-me por momentos:  vi-me como a que abandona as suas histórias, a que as deixa sozinhas nos seus quartos sem as fazer sorrir com as trocas de palavras ou as obrigar a crescer através das reconstruções frásicas. Senti-me uma mãe sem nome que deixa os seus filhos horas a fio. O meu chicote voou suavemente pelas paredes imaginárias e pousou nas minhas mãos.

Ainda levantei o braço com o propósito de fazer estalar a pele dura no chão.

Em vez disso, recuei e olhei-o de baixo: um chicote é um objecto bonito. Alisei-lhe a pele e deixei que se pendurasse de novo no limbo de onde não quero que saia: a auto-comiseração que vá para o raio que a parta.

Estes dias escrevo muito. A todas as horas, em muitos géneros, em pelo menos duas línguas. Foi isso que pedi. É certo que tenho saudades da fantasia e do estapafúrdio que sempre me assolam o espírito e por vezes me tiram o sono. Contudo, sei que esta fase é necessária. E é sobretudo para isso, para que o estapafúrdio seja estapafúrdio credível, para que uma ideia seja tão real que alguém se esqueça por momentos do papel.

Que melhor oportunidade tenho para apurar, depurar, decantar, voltar atrás, aperfeiçoar e enriquecer, senão esta? Ainda por cima em dois idiomas: em definitivo, a auto-comiseração que vá para o raio que a parta.
Faz tudo tanto sentido. É tudo parte de um processo maior, do processo da construção de uma ou várias histórias maduras, sem exageros ou ingenuidades, finais ou intermezzos apressados.

Tenho cinquenta anos. Aprendo mais depressa para apurar mais devagar o que deve e tem direito de ser aperfeiçoado. E é tão bonito. É fazer bonito.

Deixe uma Resposta

