o quarteto e o bonito

alexandria

O primeiro Quarteto viveu nas prateleiras da minha casa durante poucos meses. Era muito nova e apaixonei-me de tal maneira por Justine que os restantes três acabaram num acesso de raiva no caixote do lixo. Como sempre, exagerada, menosprezei os três personagens e achei que apenas ela deveria viver.

Muito tempo passou, Justine manteve-se tranquila na sua letargia (a dos livros que não são abertos), até que alguém me desinquietou a sua memória. Reli-o com a voracidade de quem encontra um velho amigo e quer descobrir tudo o que nos escondeu em cada minuto de um ror de anos. Claro que ao reler, numa outra época, e com muito mais frases, letras e crescimento nas veias, quase me crucifiquei por ter abandonado Clea e não ter respeitado a existência de Balthazar e Mountolive como peças fundamentais de um quadro que se quer inteiro.

Contudo, a grande responsabilidade do meu regresso é de Henry Miller com o seu O Colosso de Maroussi.  A Grécia, sim, mas acima de tudo a sua amizade com Durrell que me espicaçou a curiosidade. Resultado: várias idas a uma das minhas livrarias preferidas, encomendas que nunca mais acabam porque a curiosidade sobre Lawrence e a sua obra se tornou quase insuportável. Procurei resistir ao Quarteto, à necessidade imperiosa de o ter de novo: infrutífero esforço. Chegará dentro em breve, num único volume, na língua original. Mal posso esperar.

Agarrem-me se pensar por um minuto que seja em desprezar novamente algum dos personagens. Falem comigo, partilhem aquilo que pensam. Afinal, os livros são ainda mais bonitos, terríveis ou mesmo hediondos quando partilhados num encontro de leitores apaixonados onde se digiram, se vomitem ou simplesmente se descrevam entre um bom vinho e comida preparada com prazer.

Vou recuperar este bonito. Juro que vou. E não é exagero nenhum.

Deixe uma Resposta

