alquimias

Adoro juntar pessoas que não se conhecem.

Gosto particularmente da sensação do acender do rastilho, quando por fim todos chegaram e a minha cozinha fica repleta de gente que se descobre. Em silêncio, vou observando as pequenas expressões, a sedução declarada de alguns (que apenas eu conheço), a timidez escondida de outros, as afinidades que subitamente explodem.

Dizem-me que tenho jeito.

Eu acho que não é jeito; é antes cuidado. Eu adoro pessoas porque as observo. E, ao observar, consigo imaginar a alquimia possível mas também as fórmulas improváveis, impossíveis ou mesmo perigosas. Para estas, não colaboro. Grande parte do prazer de juntar pessoas, é egoísta: o anfitrião tem um tudo nada de mais desfrute que os demais. E não quer nada, mas mesmo nada, que lhe estrague o deleite. Foi ele que juntou os ingredientes, temperou com sal e especiarias, levou a lume brando e, no momento certo, deitou cognac e ateou fogo vivo. Como na preparação de um bom prato, os ingredientes têm que ser determinados; não quer dizer que sejam apenas os que se podem ler na receita, é maravilhoso acrescentar outros, à simples vista, não concordantes. São estes que conferem ao resultado final, a mistura, um sabor inesquecível.

A recompensa? O final, quando as pessoas trocam contactos de forma mais ou menos velada e se despedem de olhos alegres. Nesse momento sei que todos ganhámos muito mais que uma noite bem passada. Esse muito mais é a faísca que por vezes se encontra no contacto entre os seres humanos e, mais interessante ainda, nos capítulos que virão a seguir.

Deixe uma Resposta

