chispa

O senhor esteve nervoso durante o dia.

Nessas alturas, ficava alheado, meio perdido.

Esqueceu-se da pilha nova do aparelho dos ouvidos, disse ela.

Contudo, eu sabia que não era isso; era mais o aproximar de um momento com o qual nos comovemos por antecipação, temendo que o mesmo aconteça naquela hora. A comoção é normal, diante de pessoas que nos querem bem, que se deslocaram nem que seja um metro para nos ver, ouvir, e respeitar algo que criámos. Mesmo que não seja o seu género, mesmo que não gostem das cores que usámos ou não abram sequer uma página, tiveram a generosidade de prescindir do descanso mais cedo, da família ou da quietude ás horas do costume, apenas para estar connosco, dar um abraço, sorrir.

Eu sabia porque sinto exactamente o mesmo e, apesar de ser mais nova, de ser a filha ‘que já nasceu noutros tempos’, também carrego esta estupidez que a nossa cultura nos ensina e que se chama vergonha.

Eu compreendi e por isso deixei estar. No momento, tudo se resolveria.

Assim foi. Eu falei, engolindo o nó na garganta, gracejando mais do que sentia, fingindo ter mais à vontade do que a que denunciavam os nervos que me tremiam as mãos; afinal, com a vida de trabalho, aprendi a ser actriz.

Li os textos dele, estendi a minha parte até àquele ponto em escutei como se ria para dentro e para fora; e, quando ouvi o ruído milimétrico da descontracção dos seus músculos, pensei,

Já está.

Passei-lhe a palavra, borrifei-me na cabra da vergonha e passei também o meu braço por detrás da cadeira num abraço que saberia ser o único possível nessa altura.

O senhor, o meu pai, falou então entusiasmado, disse tudo quanto queria sobre o seu novo livro, respondeu aos presentes e, a sua chispa, como ele diz, vibrou aos oitenta e sete anos, quase, quase como se tivesse trinta.

Vale tudo, o brilho da chispa dos nossos pais.

 

Deixe uma Resposta

