absurdos de fim de ano (I) – o jack russell e o alazão

A casa é enorme. Pode ser a casa dos avós da Leonor em Cernache do Bonjardim ou a casa da quinta da minha Avó Rosa. O que importa é que tem tectos exageradamente altos, chão de madeira velha, impregnada de passos de anos e anos, e certamente mil e uma gotas de misturas várias, deixadas cair, um sótão enorme, quase fantasmagórico.

Eu estou na sala de jantar com alguém mais novo, vinte anos mais jovem, a filha muito bonita de pessoas conhecidas, e o seu cão, um Jack Russell a caminho de adulto, pêlo de arame, branco e beige. Ouço um galopar vindo do tecto, talvez proveniente do sótão onde imagino espíritos de outros tempos. Assustada, pergunto. A miúda, encolhe os ombros e diz:

Não é nada disso em que estás a pensar, é o tio Zé Manuel com o seu alazão. Já sabes que ele não prescinde do galope matinal.

Acho estranho. Abrimos uma porta pesada, com ferrolhos e, noutra divisão interior, de grandes proporções, vê-se uma piscina demasiado cheia de pessoas. Entre elas, a minha mãe, com o seu ar de estrela de cinema dos anos cinquenta, touca de malmequeres bem ajustada.

Mãe, o que se passa lá em cima?

No sabes? É o tio Zé Manuel no seu alazão. Devias ir lá com esse cão. Ele anda à procura de um para ir à caça. Estão a fazer testes.

A miúda, eu e o cão estamos diante de uma parede de madeira. Abre-se uma portinhola e alguém me diz que espere, a pessoa que faz os testes aos cães virá dentro de momentos. Pouco tempo depois aparece a Patrícia, a mastigar qualquer coisa à pressa, os olhos verdes do costume, cansados, o ar eficiente de sempre. Espreita:

Estás boa, caramela? Eu já não aguento mais isto mas se quiseres fazemos o teste a esse cão.

Assentimos. A portinhola fecha-se e a parede inteira move-se para um dos lados. Ao fundo, o tio Zé Manuel sobre um cavalo altíssimo. Mais perto, uma espécie de carrousel sem tecto com cães sentados em cadeiras e óculos redondos. Nas paredes, écrans gigantes a toda a volta. De tempos a tempos, o carrousel gira e os cães recebem estimulação por imagens.

Nesse momento, acordo.

Deixe uma Resposta

